possuem características singulares que propiciam a abordagem multidisciplinar e o desenvolvimento conjunto de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. Entretanto, para aproveitar todo o potencial educacional das atividades físicas e esportivas é necessário orientar suas práticas de forma que a estimulação de habilidades-alvo ocorra de forma intencional e sistematizada.
O Programa InMotion foi criado com o objetivo de facilitar a implementação de aulas e sessões de atividade física e esportiva que favoreçam o desenvolvimento verdadeiramente integral da criança. Ele está delineado para estimular as habilidades socioemocionais (competências intra e interpessoais), as funções executivas (habilidade de controlar seus próprios pensamentos, ações e emoções) e as habilidades motoras (habilidades de locomoção, manipulação de objetos e controle corporal) de crianças durante aulas de educação física, iniciação esportiva e recreação.
Inspirada nas experiências de sucesso de diversos programas educacionais nacionais e internacionais, a fundamentação teórica do Programa InMotion baseia-se nos princípios da abordagem Social and Emotional Learning (Aprendizagem Socioemocional) proposta pela CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), bem como nas neurociências aplicadas ao desenvolvimento infantil.
O programa é composto por 10 módulos e oferece recursos pedagógicos com material de apoio (incluindo atividades classificadas e catalogadas para todos os momentos da aula), sistema de planejamento, monitoramento & avaliação para acompanhamento do processo de aprendizagem e do impacto sobre as habilidades-alvo, além de treinamento e capacitação continuada de professores.
Aliando Neurociência ao Esporte Educacional, o Programa InMotion é uma iniciativa original e inovadora de apoio pedagógico a escolas e instituições esportivas.